Você conhece ou já leu sobre alguma celebridade (pessoa famosa), ou indivíduo muito bem sucedido, mas que tenha alguma doença psiquiátrica?

Isso é muito mais comum do que você possa imaginar!

Dito isso, vamos a algumas celebridades conhecidas do público em geral e que foram ou são transformadoras do mundo atual.

Vincent Van Gogh.

Foi, muito provavelmente, portador de Transtorno Afetivo Bipolar. Expressou sua arte através das suas telas impressionistas.

Produziu vários auto retratos. Acabou por cortar a própria orelha em um momento de surto (ausência de juízo crítico) e por fim tirou a própria vida.

A Noite Estrelada, foi uma das obras mais conhecidas deste pintor. A produziu quando tinha 37 anos e estava internado no asilo Saint Rémy de Provence (1889-1890). Atualmente esta obra encontra-se no Museu da Arte Moderna de Nova Iorque.

Nos dias atuais, várias celebridades falam abertamente sobre suas próprias experiências com o transtorno afetivo bipolar, incluindo as cantoras Mariah Carey, Demi Lovato e Selena Gomez.

Mas o que é o Transtorno Afetivo Bipolar?

É um transtorno que envolve o afeto e possui dois pólos. Um depressivo e outro eufórico.

O diagnóstico se faz através de um quadro caracterizado por:

Humor encontra-se elevado, expansivo ou irritado e aumento anormal e persistente de energia por mais de 2 semanas seguidas e em algum momento da vida atual ou pregressa. Eles podem vir acompanhados de:

Autoestima inflada / Sentimento de grandiosidade;

Fala rápida (pressão para falar), acelerada e difícil de interpretar (fuga de idéias);

Redução da necessidade de sono / Hipervigilância;

Impulsividade;

Agitação ou inquietação psicomotora;

Envolvimento em atividades de risco, como abuso de substâncias e/ou atividades físicas de risco, hipersexualidade, gastos excessivos,… e

Distraibilidade.

Steve Jobs.

Recebeu diagnóstico de Transtorno de Personalidade Obsessiva Compulsiva e Anorexia Nervosa.

Quais são as características deste transtorno de personalidade?

Dentre os principais destacam-se: vício em trabalho; ser muito argumentativo; difícil de conviver; perfeccionista; ser meticuloso e querer fazer as coisas apenas do seu modo.

Quanto a anorexia nervosa ela adveio no Steve Jobs de uma experiência traumática relacionada a adoção.

Mas o que é a Anorexia Nervosa?

Distúrbio alimentar ocasionado pelo baixo peso corporal associado à desnutrição, forte medo de ganhar peso e imagem corporal distorcida.

Os sintomas físicos incluem:

Perda extrema de peso ou não ganho de peso esperado;

Estar muito cansado e fraco;

Tontura ou desmaio;

Dificuldade para evacuar e dor de estômago;

Não ser capaz de suportar o frio ou sentir frio quando os outros estão bem;

Inchaço dos braços ou pernas;

Desgaste dos dentes e calos nos nós dos dedos, causando vômitos (Sinal de Russell);

Dores de estômago;

Fraturas por estresse ou redução da massa óssea;

Arritmia cardíaca e

Distúrbios metabólicos e proteico.

Os sintomas psíquicos incluem:

Nunca sentir fome ou sentir fome e ficar satisfeito imediatamente após comer uma porção muito pequena;

Ter dificuldade de concentração ou foco;

Baixo astral e

Aumento da ansiedade.

Bill Gates e Elon Musk.

Ambos possuem Transtorno do Espectro Autista e o segundo ainda têm gagueira.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Os sintomas do TEA variam de pessoa para pessoa, e podem ser leves a intensos. Os principais sintomas estão relacionados à 3 áreas. A comunicação, interação social e o comportamento. 

Comunicação: dificuldade para iniciar e manter diálogos; uso repetitivo da linguagem e dificuldade para combinar ou repetir palavras ou frases.

Interação social: dificuldade para manter contato visual; dificuldade para identificar expressões faciais; dificuldade para compreender gestos; dificuldade para fazer amigos; dificuldade para participar de atividades em grupo e preferência por fazer tarefas sozinho.

Comportamento: padrão de comportamento repetitivo; movimentos repetitivos; como balançar o corpo, bater as mãos e coçar o corpo; sensibilidade a cheiros, sabores e texturas; rigidez na rotina; ansiedade e irritação quando precisam fazer atividades não planejadas e baixa tolerância a barulhos, ambientes agitados e a muita iluminação.

Poderia seguir nomeando aqui inúmeras outras personalidades que influenciaram diretamente os padrões e costumes atuais e correlacioná-las com várias doenças psiquiátricas.

Os transtornos mentais podem ser vistos como uma faca de dois gumes. Você pode usá-la como âncora ou alavanca.

Sempre haverá um lado bom e outro ruim. Qual deles você irá querer usar? Qual lado cada uma das personalidades, aqui acima tratadas, utilizou?

O mercado de trabalho atual exige, cada vez mais, indivíduos com pensamento analítico. Eles conseguem se destacar muito mais no ambiente corporativo. É uma habilidade que envolve a capacidade de reunir informações de diferentes esferas. Ele ajuda a compreender situações e auxilia na tomada de decisões. Pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Já os transtornos mentais podem prejudicar a compreensão dos fatos (juízo crítico). Podem afetar o humor, o comportamento, o raciocínio lógico e impactar na capacidade de atenção e concentração. As causas de modo geral são multifatoriais e atingem diferentes faixas etárias. O prejuízo das funções executivas é comumente observado e precisa ser dado a devida atenção.

Buscar tratamento e orientação são fundamentais na busca por estabilidade psíquica e funcionalidade cognitiva. Ai entra a importância de um tratamento psicoterápico e farmacológico adequados.

No tratamento, o desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais e interpessoais que se relacionam com a forma como as pessoas interagem) auxiliará na comunicação. Ela também poderá ser adquirida através de experiências sócio-ocupacionais.

Características como inteligência emocional; empatia; ética; resolução de problemas/conflitos; boa comunicação; liderança; flexibilidade/adaptabilidade; gestão de grupo/equipe; resiliência e gestão do tempo são fundamentais.

Portanto, o tratamento dos transtornos mentais sempre serão facilitadores de vida social e profissional. Dar a devida atenção a sua saúde mental fará com que você consiga desenvolver todo o seu potencial e não ficar preso ou limitado a diagnósticos ou doenças.

Dr. João Luiz da Fonseca Martins.

Médico Psiquiatra e Diretor Técnico Clínica Iátrica .

CRM/PR 24.289 e RQE 3.011.

PUBLICAÇÕES RECENTES

clinica de psiquiatria curitiba

O fim do ano traz inúmeras oportunidades

O fim do ano traz inúmeras oportunidades. É tempo para reavaliar o que passou nos últimos doze meses e/ou tempo para planejar os próximos. Ao trabalhar com os pacientes sempre buscamos olhar para o passado para entender o presente e planejar um futuro melhor. O fim de ano permite às pessoas estabelecer novos objetivos…

Saiba mais »
clinica psiquiátrica curitiba

Curso de Psicofarmacologia para Psicólogos

Este curso foi especialmente desenvolvido com um foco prático, visando fornecer a vocês tudo o que os psicólogos precisam saber sobre medicamentos psiquiátricos. Nossas aulas serão ministradas por profissionais com vasta experiência na área, conhecidos pela sua didática excepcional.

Saiba mais »